Header Ads

Sede do Instituto Chico Mendes na Paraíba terá energia solar

Projeto aprovado junto ao Fundo Clima deve entrar em vigor a partir do primeiro semestre de 2015

A sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na Paraíba terá energia solar. O projeto aprovado junto ao Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), prevê a geração de energia elétrica a partir da Floresta Nacional (Flona) da Restinga de Cabedelo. A previsão é que vigor a partir do primeiro semestre de 2015.

Objetivo é gerar autossuficiência energética na Flona da Restinga de Cabedelo
Objetivo é gerar autossuficiência energética na Flona da Restinga de Cabedelo
A expectativa é que esse projeto, que visa aproveitar a energia solar para produção de energia elétrica, gere autossuficiência energética na Flona. "Buscaremos reduzir gradualmente os custos com energia elétrica até sua total eliminação. Vamos aportar energia para a rede de distribuição quando nosso consumo for inferior ao produzido pelo sistema", contou o chefe da Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo, Fabiano Gumier.
A proposta prevê a instalação de uma planta de geração de energia elétrica por meio de fotocélulas, que serão acopladas à rede de distribuição da Emergisa, empresa concessionária responsável pela energia na Paraíba. O sistema é fotovoltaico, ou seja, quanto maior for a intensidade do sol maior será o fluxo de eletricidade obtido. O projeto tem o apoio técnico do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Para o professor doutor da Cear/UFPB, Zaqueu Ernesto da Silva, o sistema terá capacidade de 100 kWpico com uma produção anual estimada em 95 mil kWh de energia, evitando a emissão de 50.0 ton/ano de CO². A instalação foi orçada em aproximadamente R$ 400 mil.
Elaborada pelos analistas ambientais da Unidade de Conservação (UC) Fabiano Gumier e Joseilson Costa, a proposta ficou em segundo lugar entre os seis projetos aprovados pelo edital MMA/FNMC nº 01/2014, divulgado no início do mês de maio.
Incentivo à pesquisa
A planta de geração servirá também como unidade de demonstração e divulgação do uso da energia solar no ambiente urbano. O objetivo é estreitar o contato da sociedade com as energias renováveis. A aplicação escolhida foi a mais útil, tanto para explicar de forma pedagógica os princípios de funcionamento quanto no quesito utilidade prática nos grandes estacionamentos de centros comerciais.
Fonte: 
ICMBio


CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA NOS ENCONTRAR NAS REDES SOCIAIS E BLOGS.




Nenhum comentário